LIFESTYLE

LENDAS DO HALLOWEEN

Halloween ou dia das bruxas, é um evento muito importante nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, comemorado no dia 31 de outubro.

Com origem, nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda no Festival Shamhaim (fim de verão).

O festival Celta na Irlanda, marcava a mudança das estações do ano, o fim do verão entre 30 de outubro e 2 de novembro e não tinha nada a ver com bruxas.

Na verdade, a palavra Halloween é uma versão curta para “ALL HALLOWS “ significa noite de todos os santos.

Existem inúmeras histórias, sobre a comemoração do dia 31 de outubro. Alguns dizem que é um dia de descanso das bruxas, outros acham que é tempo de morte e ressurreição na terra.

Como se tornou uma festa pagã, a igreja católica proibiu a comemoração na idade média e passou a ser chamada de dia das bruxas.

Gostosuras ou Travessuras

A tradição de pedi doces tem origem nas festividades de finados na Inglaterra. As pessoas pobres, iam até as casas das famílias ricas para pedi comida, na época eram recebidos com o “bolo das almas “ (MEDO) em troca, os pobres deveriam orar pelos parentes mortos das famílias.

 

A lenda de Jack O’ Lantern

   A abobora, que é usada para iluminar e enfeitar sua casa no Halloween, tem origem em uma lenda Irlandesa. Segundo a história, um homem alcoólatra e mal-educado chamado Jack (“Jack Miserável”, como foi apelidado), no dia 31 de outubro, bebeu excessivamente e o diabo veio levar a sua alma. Desesperado, Jack implorou por mais um copo de bebida e o diabo concedeu, mas o “Jack Miserável” não queria pagar a seu último trago, então, convenceu o Demônio, a se transformar em uma moeda, que Jack usaria para pagar as bebidas. O diabo concordou e Jack decidiu pegar o dinheiro e colocou em seu bolso, ao lado de uma cruz de prata, o que impediu o Demônio de mudar em sua forma original. O diabo implorou para que Jack o deixasse sair, mas Jack só aceitaria sob a condição de que ele não o incomodaria durante um ano e que se ele morresse, ele não pediria a sua alma.

No ano seguinte, Jack o enganou de novo, fazendo o Diabo subir em uma árvore para pegar um pedaço de fruta. Enquanto o coisa ruim, estava em cima da árvore, Jack esculpiu um sinal da cruz na casca da árvore, para que o diabo não pudesse descer, até que o Diabo prometeu ao Jack que não iria incomodá-lo por mais dez anos.

Pouco tempo depois, Jack morreu, e como ele era um homem muito repugnante, não permitiram a sua entrada no céu. O demônio também não aceitou a sua entrada no inferno e enviou Jack para a noite escura, com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido e tem vagueado pela Terra desde então. E é daí, que os irlandeses começaram a se referir ao fantasma como “Jack da Lanterna” ou simplesmente “Jack O’ Lantern”.

Interessante, não é mesmo?

Luz na vida de todos…

5 comentários em “LENDAS DO HALLOWEEN

  1. Republicou isso em nz.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: